Quando falamos em pneu de caminhão, uma das maiores dúvidas é como cuidar adequadamente deles. Afinal, cada troca representa um investimento de tempo e dinheiro.

Para aumentar a vida útil dos pneus de caminhão, existem algumas dicas práticas para manutenção.

São dicas que podem ser realizadas periodicamente, pequenos cuidados que, a longo prazo, fazem toda a diferença.

Para te ajudar a cuidar da melhor maneira dos pneus do seu caminhão, conheça 7 dicas para manutenção, para começar a colocar em prática hoje mesmo!

Dica 1: Calibragem sempre em dia

Por mais que a calibragem em si seja algo simples de ser realizado, ela é essencial para a segurança e eficiência de consumo de um caminhão.

Isso porque, um veículo que roda com pneus calibrados incorretamente, dá ao condutor menos firmeza na direção.

Além disso, pneus descalibrados exigem uma certa “compensação” do motor, o que faz com que aumente o consumo de combustível, enquanto diminui a vida útil das peças.

Por isso, a primeira entre as dicas para manutenção dos pneus de caminhão é manter a calibragem em dia.

Informações sobre libras são sempre apresentadas no manual do proprietário do veículo, assim como a recomendação da periodicidade da calibragem. Vale respeitar esses dados, para garantir o máximo de performance.

Dica 2: Rodízio periódico

Uma das melhores formas de conservar os pneus do seu caminhão é fazer um rodízio periódico.

Fazer um rodízio significa mudar a posição dos pneus de um veículo, com o objetivo de equilibrar o desgaste irregular dos pneus.

Fatores como distribuição desigual da carga ou mesmo o estilo de direção do condutor impactam no desgaste dos pneus. Também é bastante comum que os pneus externos se desgastem mais, por terem mais contato com a estrada.

Quando a troca regular de posicionamento é feita, os pneus tendem a igualar o desgaste, o que ajuda a manter o equilíbrio e a performance dos pneus.

Dica 3: Alinhamento e balanceamento no tempo certo

Muitos condutores deixam para fazer o alinhamento e o balanceamento somente quando trocam os pneus.

Entretanto, essas são dicas de manutenção dos pneus que devem ser aplicadas com uma frequência maior.

Um caminhão desalinhado e desbalanceado costuma apresentar problemas de suspensão, que além de provocar um desgaste de pneus irregular, coloca o veículo em risco de acidentes.

Um método prático de saber que está na hora de balancear e alinhar o veículo é perceber se o volante “puxa” para o lado ou vibra quando aumenta a velocidade. Mas existem outros métodos de identificar quando fazer essa manutenção.

Dica 4: Monitoramento de uso

Você sabe quando trocou os pneus pela última vez? Ou qual quilometragem marcava no seu caminhão quando recebeu pneus novos?

Se a resposta for não, saiba que a falta dessas informações é prejudicial para o momento de identificar um rodízio ou a troca dos pneus.

Nesse caso, a partir da próxima troca dos pneus, lembre-se de anotar a data e a quilometragem do caminhão.

Com esses dados, você conseguirá manter o alinhamento e o balanceamento em dia, realizar a calibragem periódica e saber quando fazer um rodízio.

Dica 5: Pneus limpos

Os pneus são pontos que entram em contato direto com o solo. Por conta disso, uma série de resíduos entram em contato com eles, como pó, terra, pedras, graxa e afins.

Porém, com o acúmulo desses resíduos ao longo do tempo, o seu pneu pode acabar com desgastes estruturais que prejudicam a vida útil do produto.

Por isso, uma das dicas para manutenção dos pneus de caminhão é limpá-los de tempos em tempos. Existem técnicas para fazer essa lavagem da forma correta, que você pode aprender neste artigo.

Dica 6: Verifique o aspecto dos pneus

Com os pneus limpos, aproveite o momento para verificar o aspecto deles, ou seja, como está a estrutura de cada um.

Nesse sentido, em uma inspeção visual, procure se há qualquer sinal de furos, pedras alojadas ou buracos nos pneus.

Veja também se há algum indício de que os pneus estão desenvolvendo bolhas, que são responsáveis por explosões e podem causar acidentes.

Aproveite para checar o nível de borracha na banda de rodagem. Lembre-se que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os pneus devem ter pelo menos 1,6 mm de profundidade em seus sulcos.

Dica 7: Escolha bons pneus

Por fim, a última das dicas para manutenção dos pneus de caminhão é fazer uma boa escolha dos pneus que você coloca no seu veículo.

Antes de fazer uma compra, vale pesquisar quais são os diferenciais de cada marca, optando sempre por pneus que tenham um bom histórico.

Caso tenha dúvidas, é sempre possível contar com o auxílio de profissionais do ramo, em lojas especializadas, como a GF Pneus.

Assim, com uma equipe que entende do assunto, você garante que fez a melhor escolha para os pneus do seu caminhão!

E aí, ao seguir todas essas dicas e cuidados, mantendo a manutenção dos pneus de caminhão em dia, você garante uma vida útil maior, com mais segurança e qualidade na direção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *