Ao lavar o carro, você dedica algum tempo aos pneus? Saiba que, ao não fazer a lavagem de forma adequada, você está colocando em risco a durabilidade e performance das rodas do veículo.

Lavar os pneus não é apenas jogar água e passar um pouco de sabão. É preciso realizar algumas etapas específicas, para garantir que não ficou sujeira acumulada, o que pode provocar problemas a longo prazo.

Aprenda como fazer uma lavagem de pneus de forma adequada, com dicas que valem tanto para os pneus de carro quanto de caminhão.

Por que lavar os pneus?

Para muita gente, fazer a lavagem dos pneus é perder tempo. Afinal, esse item tem contato direto com o asfalto, a terra e outros elementos, o que faz com que a limpeza não dure tanto tempo.

Porém, é justamente por ser um ponto de contato com o chão, que a limpeza do pneu é necessária. Isso porque, diariamente, o pneu acumula pó, sujeira e outros resíduos.

Quando as rodas e os pneus estão limpos, é possível obter uma melhor tração, favorecendo ainda o sistema de freios.

A sujeira nas rodas e nos pneus podem provocar a corrosão de itens como a calota e as pastilhas de freio, colocando a segurança dos passageiros em risco.

Assim, ao fazer a lavagem dos pneus de forma correta, você garante que a direção será mais segura, com maior nível de controle.

E claro, há também o benefício estético, já que um carro com rodas e pneus limpos fica com um aspecto mais novo e bem cuidado.

Como fazer a lavagem dos pneus?

Agora que você já sabe a importância de manter rodas e pneus limpos, está na hora de aprender como fazer a lavagem dos pneus de forma correta.

Para isso, tenha em mente que você vai precisar de um balde com água limpa, um pote menor ou uma esponja, uma escova com cerdas macias e um pano seco e macio.

Depois, é só seguir o guia abaixo, composto de 3 passos práticos, para que você alcance os melhores resultados.

1- Comece lavando o veículo

Não é muito inteligente lavar somente as rodas ou começar por elas. Afinal, ao lavar a lataria do veículo, toda a água suja cai sobre os pneus.

Por isso, comece lavando o veículo normalmente, como você costuma fazer. Você não precisa dar atenção aos pneus neste momento.

Com a água que escorre do veículo, as rodas e pneus começam a ficar molhados, o que ajuda a amolecer as sujeiras mais impregnadas.

2- Lavando os pneus

Com o balde com água limpa e o auxílio de um pote ou de uma esponja, jogue essa água sobre os pneus para amolecer ainda mais a sujeira grossa.

Depois, com a escova com cerdas macias, comece a esfregar os pneus e as rodas. Você pode adicionar um sabão neutro ou um sabão próprio para os itens, se preferir.

Enxágue com água e veja se tudo ficou bem limpo. Caso note sujeira, repita o processo.

É bom ficar atento para os cantos que são mais difíceis de alcançar, como a parte de dentro do aro. Paciência é a chave para ser bem sucedido nessa tarefa.

3- Enxague e seque

Para finalizar o processo, enxágue os pneus mais uma vez. Nesse caso, você também pode usar um pote ou uma esponja, para levar a água até os cantinhos da roda com facilidade.

Com o pano seco, enxugue os pneus e as rodas. Isso ajuda a tirar “o grosso” da umidade e facilita o processo de secagem.

É importante que você lave um pneu por vez, já que cada um vai exigir alguns minutos de atenção.

Pronto! Agora é só aguardar pela secagem completa com a ação do tempo e aproveitar seu veículo, com pneus e rodas bem limpas.

Mitos e verdades da lavagem dos pneus

Fazer a lavagem dos pneus de forma correta não é algo complexo. Com poucos itens e passos, é possível concluir essa etapa com sucesso.

Entretanto, existem muitas ideias sobre como lavar os pneus que não são verdadeiras – enquanto outras, são dicas interessantes.

Que tal conhecer alguns mitos e verdades sobre lavar os pneus e as rodas? Confira, a seguir!

Mito: Lavar todas as rodas ao mesmo tempo é otimizar o tempo

Na verdade, ao invés de otimizar o tempo, quando as rodas e pneus são lavadas simultaneamente, existem chances de que problemas aconteçam no processo.

Um bom exemplo é o surgimento de manchas em partes da roda em que houve uma espera pelo enxágue.
O ideal é lavar uma roda e um pneu por vez, mesmo que tome mais tempo.

Verdade: Não é bom usar a água dos pneus em outras partes do veículo

Ninguém quer gastar água em excesso, especialmente em épocas em que a água está com avisos de escassez.

Entretanto, a água que você usar para lavar os pneus não deve ser aplicada em outras partes do veículo, para evitar levar a sujeira para a lataria – o que vai exigir ainda mais água para limpeza.

Se você quer reaproveitar a água, pode usar a água da máquina de lavar ou de outros equipamentos para lavar os pneus.

Verdade: é preciso secar as rodas e pneus com um pano

Por mais que a ação do tempo seja capaz de secar uma roda e um pneu, o ideal é fazer uma “pré-secagem” com um pano macio e seco.

Isso porque, quando você não seca as rodas, pode acabar favorecendo o aparecimento de ferrugem.

Mito: não se deve aplicar sabão na limpeza de rodas e pneus

Na verdade, você pode contar com um sabão neutro para fazer a limpeza, assim como sabonetes próprios para a função.

É importante apenas evitar fórmulas caseiras e milagrosas, que muitas vezes prejudicam os pneus e as rodas a longo prazo.

Com todo esse conhecimento, com dicas práticas e esclarecimentos, você tem tudo o que precisa para fazer a lavagem dos pneus de forma correta!

Assim, na próxima vez que você limpar o seu carro, vai garantir que o aspecto de “novo” se estenda também para as rodas e os pneus do seu veículo, mantendo a vida útil dos itens em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *