Para que um veículo rode com segurança e com o máximo de desempenho, existem algumas medidas preventivas que devem ser tomadas, como a realização do alinhamento e balanceamento.

Porém, esse é um tema que costuma gerar muitas dúvidas, questões que vão desde o funcionamento dos serviços, até quando é o melhor momento para fazer o alinhamento e o balanceamento.

Para te ajudar a identificar quando fazer alinhamento e balanceamento, além de entender melhor para o que serve esses serviços, é preciso conhecer em detalhes esse assunto.

A seguir, você vai encontrar tudo o que precisa saber para nunca mais perder o momento de alinhar e balancear o seu veículo!

Alinhamento: o que é e quando fazer?

Para começar, é importante ter em mente que alinhamento e balanceamento não são os mesmos serviços.

Essa é uma confusão muito comum, especialmente porque, em muitos casos, os ajustes são realizados em uma mesma visita à loja de pneus ou à mecânica.

O alinhamento de rodas, também chamado de paralelismo do eixo, é um procedimento em que se ajustam os ângulos das rodas, seguindo as especificações do fabricante do veículo.

Ao alinhar as rodas de um carro, por exemplo, você garante que os pneus tenham uma vida útil mais longa, já que o desgaste acontece de forma igualitária.

Além disso, um veículo bem alinhado dá ao condutor uma direção mais suave e agradável, pois os pneus não vão apresentar tanta resistência.

Mas quando é o melhor momento para fazer o alinhamento?

Existem algumas situações que exigem que os pneus sejam alinhados, além de “sintomas” que você pode notar no seu veículo.

  • Você pode levar seu veículo para alinhar ao perceber que o volante do carro apresenta problemas no controle, como a sensação de que está puxando para um lado ou a dificuldade em retornar após uma curva.
  • Ainda observando o volante, se ao andar em uma via reta você perceber que o mesmo fica desalinhado, diferente da posição original, é um indício de que o veículo está precisando de alinhamento.
  • Quando os pneus estão se desgastando de forma irregular ou se a roda do veículo se chocar contra um objeto grande (como um meio-fio, por exemplo).
  • Ao trocar os pneus por um novo conjunto, ou substituir componentes da suspensão ou direção, você também deve alinhar o veículo.

Balanceamento: o que é e quando fazer?

O balanceamento das rodas é um serviço essencial para que o condutor tenha mais qualidade e conforto na direção.

O ajuste é necessário porque, muitas vezes, na montagem dos pneus, o peso do conjunto da roda e do pneu em si não é distribuído de forma igualitária para todas as rodas.

Se uma roda carregar mais peso do que as outras, vai provocar o desgaste irregular do pneu, provocando uma queda na durabilidade.

Além disso, um carro que não está balanceado apresenta trepidações e vibrações, o que pode tanto afetar a estrutura do pneu, quanto impactar em outros aspectos mecânicos do motor do veículo.

No balanceamento, os profissionais de lojas de pneus, borracharias e mecânicas, inserem pesos para contrabalançar as diferenças entre uma roda e outra.

Assim como o alinhamento, este serviço não precisa ser feito em todos os veículos. Porém, existem sinais que indicam que é a hora de balancear os pneus.

  • Se ao dirigir você sentir o volante trepidar, mesmo em pistas lisas, é provável que as rodas precisam de balanceamento.
  • Sempre que o pneu for trocado é preciso fazer o balanceamento dos pneus.
  • Quando o pneu do seu carro passar por um reparo, como um conserto na banda de rodagem para cobrir um furo.
  • Quando um peso que estava sendo usado para balancear o veículo for perdido ou retirado.

É preciso fazer alinhamento e balanceamento em conjunto?

Nem sempre você vai precisar fazer o alinhamento e o balanceamento do seu veículo em uma mesma visita à loja de pneus ou à mecânica.

A maioria das empresas fabricantes de veículos recomendam que o alinhamento e o balanceamento devem ser verificados a cada 10.000 quilômetros rodados.

Muitas vezes, a verificação vai apontar que o veículo está bem alinhado e balanceado adequadamente. Ou seja, nenhum ajuste será necessário.

Porém, essas verificações também podem indicar algum problema nas rodas que você ainda não tinha percebido, o que exige a realização dos serviços.

Ao trocar os pneus do automóvel, é recomendável balancear e alinhar como medida preventiva.

Em todos esses casos é possível fazer somente o alinhamento ou o balanceamento, assim como é possível realizar os serviços em conjunto.

O profissional especialista em veículos ou pneus poderá te indicar quais os serviços necessários para o seu automóvel.

A hora de fazer alinhamento e balanceamento

Se você notar que o seu veículo está precisando de alinhamento ou balanceamento, deve levar o automóvel até uma loja de pneus de sua confiança.

Nesse tipo de ambiente, existem profissionais treinados e equipamentos capazes de medir se o seu veículo precisa de algum ajuste específico.

É sempre bom lembrar que alinhar e balancear um automóvel são coisas que não podem ser feitas em casa. Existem dispositivos precisos que realizam esse serviço e você sempre deve procurar por uma empresa especializada no assunto.

Assim, ao fazer o alinhamento e balanceamento com uma certa frequência, o seu veículo tem tudo para rodar com mais conforto e segurança. O condutor agradece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *