GF Pneus

Cuidados com seu pneu

Principais Recomendações de uso e Manutenção

Reforma de pneus (recapagem ou recauchutagem)

 Aqui estão as principais recomendações para o uso e a manutenção adequada de pneus:

  1. Consulte sempre o Manual do Proprietário do seu veículo e/ou revendedor autorizado para obter informações corretas sobre a aquisição e aplicação dos pneus. Leia atentamente as recomendações de uso e manutenção e familiarize-se com os procedimentos de garantia.
  2.  A montagem e desmontagem dos pneus nos aros devem ser realizadas por um profissional especializado. Verifique se o aro está correto e em perfeito estado, de acordo com as especificações do manual do proprietário ou consultando um especialista.
  3. Pneus novos que requerem câmara de ar (TT) devem utilizar câmaras de ar e protetores novos, na medida adequada ao pneu. Já os pneus sem câmara de ar (TL) não devem ser montados com câmara de ar e protetor.
  4.  Sempre substitua as válvulas usadas por novas ao trocar os pneus.
  5. Evite montar pneus de modelos ou marcas diferentes no mesmo eixo. A Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (ALAPA) recomenda o uso de pneus dentro dos limites de emparelhamento, que são de 7 milímetros no diâmetro externo para pneus de carga e 21 milímetros de perímetro se medidos com uma fita métrica.
  6. Verifique regularmente a pressão dos pneus em casos de desgaste irregular, troca de pneus, substituição de componentes da suspensão, impactos fortes em buracos ou obstáculos, ou quando o veículo apresentar tendência a puxar para um lado. É recomendável calibrar os pneus semanalmente.
  7. Faça o alinhamento dos pneus em casos de desgaste irregular, troca de pneus, substituição de componentes da suspensão, impactos fortes em buracos ou obstáculos, ou quando o veículo apresentar tendência a puxar para um lado.
  8. Realize o balanceamento dos pneus a cada 10.000 km ou segundo as orientações do manual do proprietário, ou revendedor autorizado. Também faça o balanceamento caso haja vibrações no veículo ou na ocasião da troca dos pneus.
  9. Ao dirigir, evite impactos ao passar por buracos ou obstáculos, arrancadas e freadas bruscas desnecessárias, subidas em meio-fio e velocidades incompatíveis com o tipo e condição da estrada, assim como o tipo de pneu. Evite parar o veículo sobre óleos, solventes ou outros derivados de petróleo.
  10. Evite rodar com os pneus com: baixa pressão, sobrecarga, rodas desbalanceadas, com furos mal reparados e não preenchidos adequadamente ou com veículo desalinhado.  Estes fatores comprometem a segurança do motorista, a durabilidade e desempenho dos pneus, além de acarretarem a perda da garantia. 

De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), os pneus que circulam no território nacional devem ter borracha remanescente na banda de rodagem igual ou acima de 1,6 mm TWI (indicação lateral), para oferecer boa frenagem, tração e não provocarem derrapagens laterais.

A reforma deve ser feita por reformador devidamente credenciado e autorizado pelo INMETRO (conforme portaria nº 444), e o reformador deve responsabilizar-se pela garantia tanto da reforma quanto da carcaça reformada (após sua análise).


*A GF Pneus não aceitará reclamação de pneus recapados sem garantia por qualquer recapadora.