Conservar rodas automotivas é uma das principais preocupações de motoristas que preservam o visual estético dos automóveis.

Sejam as opções de liga leve, ou as mais comuns, feitas de ferro, conservar rodas automotivas requer cuidado frequente.

Além do visual, são as rodas e os pneus os responsáveis pela estabilidade e segurança na hora de pilotar.

Por isso, confira dicas práticas para manter o visual, a usabilidade e como conservar rodas automotivas.

rodas automotivas

Calibragem é essencial

Um dos principais meios para conservar rodas automotivas e manter a estabilidade da direção é a calibragem. Neste sentido, pneus murchos estão suscetíveis a rasgos e furos.

Além disso, quando a calibragem não está correta, e acidentalmente se passa por um buraco, é possível que pequenas deformações aconteçam no aro da roda.

Sempre verifique o manual do fabricante para saber a pressão ideal recomendada para o carro. Afinal, errar na pressão também acarreta problemas e dificuldade de controlar a direção.

Então, para conservar rodas automotivas lembre-se de verificar a calibragem dos pneus no prazo de 15 dias.

Atenção na hora de trocar as rodas

Muitos motoristas consideram as rodas uma maneira de deixar o carro com mais personalidade.

Neste sentido, muitos proprietários mudam as medidas do pneu. Porém, para que isto seja feito sem perder a funcionalidade, é preciso manter o diâmetro original da roda e do pneu.

A recomendação em manter as medidas de fábrica é uma maneira de conservar rodas automotivas. Aliás, evita danos na transmissão, na aceleração, e até mesmo, no consumo de combustível.

Os problemas gerados acontecem tanto se usar medidas maiores ou menores. Quando o diâmetro é menor que o original, além das questões citadas, é comum aumentar os ruídos na estrada.

Além disso, qualquer alteração pode interferir no funcionamento do computador de bordo, sistema TCS e na frenagem ABS.

Limpeza para conservar rodas automotivas

Pode não parecer, mas a sujeira também é uma questão a se levar em consideração para conservar rodas automotivas. As rodas acumulam muita sujeira porque são a parte do carro que está sempre em contato com o solo.

Por isso, é importante fazer a limpeza toda a semana, ou após percorrer um ambiente de muita lama ou poeira.

Outra questão é a limpeza dos parafusos e porcas. Como seria muito trabalhoso tirar esses itens, basta usar uma escova de dentes usada ou um pincel para retirar a poeira acumulada.

Além de conservar rodas automotivas com aspecto novo, é importante secar estes itens para que não haja manchas devido aos sais minerais.

Inclusive, nunca use produtos derivados do petróleo para a limpeza, estes produtos podem danificar o verniz e a pintura. Para proteger de riscos e arranhões, use esponjas macias. E, para finalizar, cera protetora.

A direção também é sinônimo de conservar rodas automotivas

Você sabia que a sua forma de conduzir também influencia na hora de conservar rodas automotivas?

Ao estacionar o carro procure estar próximo ao meio-fio, mas tenha cuidado. Neste sentido, ao aproximar demasiadamente da calçada, há a possibilidade de riscar e arranhar os aros. Além disso, em casos mais agressivos, os pneus podem ser rasgados.

Mas, caso a baliza seja sempre um problema, algumas tecnologias estão sendo estudadas para estacionar o carro em qualquer vaga. Quando implementadas, estas tecnologias facilitam e trarão mais tranquilidade para conservar rodas automotivas.

Além disso, preste atenção às condições da estrada e sempre que possível, reduza a velocidade para passar em buracos.

Dependendo do impacto, as rodas podem ser danificadas. Mesmo que não aconteça de imediato, muitos abalos causam alterações nos ângulos das rodas.

Realize manutenção periódica

A última dica para conservar rodas automotivas é a manutenção, principalmente na questão da cambagem e balanceamento.

Mais do que apenas um item de segurança, o balanceamento é indicado quando houver vibrações ou a cada 10 mil quilômetros. Assim, a direção se mantém segura e não há risco de instabilidade no automóvel.

Inclusive, o cubo de roda também é capaz de conservar roda automotiva e é parte da manutenção preventiva. Este equipamento permite que a roda esteja fixa e haja correta rotação.

Percebeu como é simples conservar rodas automotivas? Seguindo estas dicas, suas rodas se mantêm eficientes e contribuem com o visual estético do carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 + catorze =