Seja por questões estéticas ou por preferências pessoais, muita gente gostaria de trocar os pneus atuais por modelos maiores ou menores. Mas será que todo mundo pode mudar a medida original dos pneus?

Essa é uma pergunta bastante comum, feita especialmente por aqueles que gostam de fazer ajustes e adaptações no veículo.

Porém, antes de tomar qualquer decisão de troca, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes para mudar a medida original dos pneus.

Posso mudar a medida dos pneus?

Sim, é possível mudar a medida dos pneus, seja para mais ou para menos. Entretanto, existe uma tolerância recomendada pelas fabricantes, de 3%, para essa alteração.

Na prática, significa que um pneu pode ser 3% maior ou menor do que o modelo original, que ainda terá condições de apresentar um desempenho adequado nas estradas.

Outro detalhe importante é que, ao trocar o tamanho dos pneus, todos os quatro pneus em uso precisam ser substituídos. Andar com dois modelos de um tamanho e dois modelos de outro é totalmente arriscado.

Mas se podemos mudar a medida original dos pneus, como saber quanto é 3% a mais ou a menos do que o tamanho atual? A gente te explica!

Como calcular a troca?

Na hora de trocar os pneus do seu carro, é sempre recomendável contar com um profissional qualificado para que a conta seja bem feita.

Mas, se você preferir calcular por conta própria, é preciso entender alguns detalhes sobre um pneu para que o cálculo dê certo.

Para começar, você precisa identificar qual é a altura do pneu atual em milímetros – e aqui, não é uma boa ideia medir com trena. Essa informação pode ser obtida por meio da descrição do pneu, que é encontrada na lateral do produto.

Vamos usar como exemplo um pneu 175/65R14.

175 é a largura de uma ponta a outra do pneu em milímetros.

65 é um percentual que representa a altura lateral do pneu, o perfil. É medida em porcentagem porque se relaciona com a largura do pneu. Ou seja, nesse caso, a altura tem 65% da largura.

R é o tipo de construção do pneu, significando Radial.

E o 14 é o tamanho de uma ponta a outra da circunferência interna do pneu, o aro, medido em polegadas. 14 polegadas, convertidas em centímetros, é equivalente a 35,56cm.

Calculando…

No cálculo para mudar a medida original dos pneus, temos a seguinte fórmula:

Valor do perfil (em porcentagem) x 2 + total das polegadas do aro x 25,4 (que serve para converter a polegada em milímetros)

Relembrando do nosso exemplo, que é 175/65R14, o cálculo seria: 65% de 175 x 2 + 14 x 25,4

Agora, vamos resolver as equações:

65% de 175 x 2 + 14 x 25,4

113,75 x 2 + 14 x 25,4

227,50 + 355,60

227,50 + 355,60

583.1

O resultado de 583,10 está em milímetros. Convertendo para centímetros, temos 58,31. Ou seja, esse é o valor total da altura do seu pneu atual.

A partir daí, basta somar ou subtrair 3% para identificar o tamanho máximo e mínimo de pneu para o seu veículo.

Os riscos envolvidos

Tão importante quanto saber como calcular os valores para a mudança de medida original dos pneus, é entender que uma troca desse tipo envolve riscos para o veículo.

Acontece que, quando um veículo é desenvolvido, algumas peças e engrenagens funcionam a partir da medida do pneu original como base. Esse é o caso do velocímetro, da tração e dos freios ABS.

Além disso, um pneu muito maior ou menor que o original, pode provocar instabilidades no veículo, fazendo com que a direção seja insegura. Em situações de intempéries climáticas, como chuva forte, essa mudança pode ser bastante arriscada.

Vale a pena mudar a medida original dos pneus?

A resposta para essa pergunta é muito pessoal. Afinal, quando se trata de seu carro, cada um tem uma preferência.

Apesar de contar com riscos envolvidos e ter o potencial de prejudicar a qualidade de direção, ao fazer a troca respeitando os critérios da fabricante, existem menos chances de problemas.

Porém, o mais importante é contar com apoio especializado para fazer essa troca. Mesmo que você faça o cálculo apresentado anteriormente, uma equipe de profissionais será capaz de te orientar durante o processo.

Conte com a GF Pneus para encontrar a melhor opção de pneus para o seu veículo. Assim, seja com uma medida maior ou com a medida original, seu carro tem tudo o que precisa para rodar com qualidade! Faça uma visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 3 =