Pneus de trator: Como saber a hora certa de trocar?

Se você trabalha no campo e tem um trator, certamente já olhou para a máquina e pensou “será que é preciso trocar pneus de trator”? Bom, se essa é a sua dúvida atual, já adiantamos que sim, é necessário.

Por serem itens grandes, tensos e reforçados, há a impressão incorreta de que são itens que durarão por toda vida.

No entanto, embora sua durabilidade seja maior que a de um automóvel de passeio (mesmo que haja manutenção preventiva regular), em algum momento a troca de pneus de trator será necessária.

A questão é, como saber a hora certa de trocar pneus de trator?

Identificando a hora de trocar pneus de trator

Indiscutivelmente, os pneus são itens essenciais quando se considera o bom uso de qualquer tipo de automóvel. Para um trator não seria diferente.

Dessa forma, estar atento ao prazo de manutenção e a hora de trocar pneus de trator é fundamental para evitar problemas.

O uso de pneus em mau estado de conservação gera alto consumo de combustível, além de uso inadequado da suspensão, insegurança, dificuldade na direção, entre outros.

Assim, para identificar a hora certa de trocar pneus de trator, considere:

A indicação do fabricante

Todo produto possui um prazo de validade, o que no cotidiano chamamos de “vida útil”. Nesse sentido, a primeira questão é checar se o pneu utilizado está dentro do período de uso recomendado pela fabricante.

Embora algumas empresas não divulguem essa informação, de maneira geral, considere o modelo do pneu agrícola e as horas trabalhadas.

Nesse sentido, os modelos convencionais possuem vida útil média de cinco mil horas, enquanto modelos radiais são nove mil horas de trabalho.

Avalie visualmente a situação dos pneus

De fato, mesmo que todas as manutenções possíveis sejam realizadas, existe o desgaste natural dos pneus devido ao uso regular.

Assim, procure observar como estão as barras de tração. Essas barras não devem estar com uma diferença maior que 25% em comparação a um pneu novo.

As barras de tração são responsáveis pela transmissão de potência para o chão, relação de avanço e patinagem. Além disso, é um recurso que influencia em uma possível quebra, o desgaste de outros componentes e consumo de combustível.

Mas, também é possível ocorrer o desgaste anormal que irá gerar a necessidade de trocar pneus de trator. 

Nesse sentido, analise o alinhamento da roda para que um dos lados do pneu não desgaste mais em comparação ao outro.

Por fim, rachaduras, ressecamento, cortes ou outros tipos de deformidade são sinais de alerta para trocar pneus de trator.

Além disso, ao analisar a saúde dos pneus é possível usar selantes ecológicos . Esses selantes proporcionam uma proteção interna que evita, em caso de furo, que o trabalhador tenha que parar seu trabalho.

Desempenho do trator

Outra observação bastante importante quando se trata de trocar pneus de trator é o comportamento do veículo. 

Ou seja, se perceber que há mudança na dirigibilidade, perda de potência, deslizes ou dificuldade em realizar manobras, é hora de trocar pneus de trator!

Como manter a qualidade dos pneus?

Os pneus são importantes para manter o bom desempenho de todos os componentes do trator. Além disso, ele preserva a segurança e reduz os desperdícios – incluindo o consumo de combustível.

No entanto, algumas medidas são necessárias para que a vida útil de um pneu seja mantida e preservada conforme prazo do fabricante. Por isso, considere:

  • A calibragem: esse fator é muito importante principalmente quando se considera máquinas agrícolas. Afinal, o solo em que o maquinário irá percorrer é bastante irregular. Assim, a calibragem faz com que a máquina rode com as libras necessárias e evita que ocorram falhas;
  • Armazenamento correto: algo que pode acelerar o momento de trocar pneus de trator são os erros e descuidos ocorridos no momento de guardá-los. Caso possua pneus extras, armazene-os em local coberto e fechado. Se possível, em formato de pilha e sem contato com água, graxas ou óleo;
  • Cada solo, um tipo de pneu: mesmo que os pneus de trator sejam reforçados, cada tipo de solo deve ser circulado com um tipo de pneu específico.

Dica extra para saber a hora de trocar pneus de trator

Sem dúvida, todos esses itens são essenciais para preservar e saber quando trocar pneus de trator.

Mas, uma medida muito eficaz é realizar o controle dos pneus. Ou seja, sempre que um pneu for trocado, anote a data, a quilometragem e os milímetros dos sulcos de pneus no momento da troca.

Anote em um livro de registros ou realize marcações com canetas próprias. Essas ações facilitam identificar a hora de trocar pneus de trator.

E quando precisar trocar pneus de trator, ou de outro veículo, conte com a GF Pneus ou compre na nossa loja online! Assim, você tem a segurança de fazer a troca no momento ideal.