Quem trabalha no campo sabe o quanto as máquinas e tratores são essenciais para a realização das tarefas. Para que o transporte ocorra de forma adequada, existem os pneus agrícolas. Mas você sabe quais são os principais tipos de pneus agrícolas?


Primeiro, é necessário compreender que os pneus, independentemente do veículo, são desenvolvidos com foco no que o usuário precisa.
Um pneu para caminhão, por exemplo, além de ter dimensões diferentes daqueles criados para o segmento agrícola, não conta com a tecnologia necessária para esse tipo de solo.
Por isso, na hora de comprar um pneu rural, é importante ter em mente o uso que a máquina terá, a sua aplicação.
Ao conhecer os principais tipos de pneus agrícolas você tem mais informação para fazer uma compra segura, que realmente faça a diferença para a sua produção.

Os tipos de pneus agrícolas

Um bom pneu para o campo é aquele capaz de resistir às altas cargas de trabalho, além de se adaptar aos diferentes tipos de terreno.

Em geral, existem cinco principais tipos de pneus agrícolas, um para cada necessidade. Confira, a seguir, e descubra qual o melhor pneu para a sua lavoura.

Pneu agrícola diagonal


Plantações, em geral, costumam ter um terreno com muita terra compactada, pedras e até desníveis. Nesse tipo de cenário, o pneu agrícola diagonal é uma boa opção.
Sua estrutura apresenta lonas sobrepostas na carcaça. São lonas cobertas por fibras têxteis, normalmente o nylon, que atravessam o pneu e dão um aspecto diagonal – motivo do nome.


Uma das vantagens dessa estrutura é que ela mantém a temperatura do pneu mais baixa, já que as lonas não sofrerem fricção entre si, o que impacta ainda na durabilidade e resistência do produto.
O pneu agrícola diagonal também tem um bom rendimento em matéria de combustível, com uma direção firme e aderente. A boa resistência aos impactos faz dele uma ótima escolha para terrenos acidentados.

Pneus agrícolas radiais


Um segundo modelo dentro dos principais tipos de pneus agrícolas é o radial. Seu nome vem da estrutura do produto, que tem lonas distribuídas seguindo a direção do raio da circunferência.
Esse tipo de pneu é produzido com lonas de poliéster, o que dá mais estabilidade e diminui a deformação na carcaça ao longo do uso.
Outra vantagem é a redução da temperatura, que justamente por ter essa estrutura e por não friccionar as lonas, não sobreaquece a borracha.


Nos pneus radiais para uso rural, existem cintas para que a área de rodagem seja mais rígida. Assim, ao dirigir uma máquina ou trator, o motorista sente maior estabilidade.
No uso, os pneus agrícolas radiais também são opções seguras para plantações, como os canaviais. Porém, por serem menos resistentes ao impacto, não se dão bem em terrenos muito acidentados.

Pneus agrícolas de implemento


Um dos modelos mais específicos entre os principais tipos de pneus é o de implemento. Ele é desenvolvido para os equipamentos que são acoplados a máquinas e tratores, que ajudam na atividade rural.
Uma das características marcantes desse pneu é que ele pode ser usado em todos os modelos de implementos, seja vagões, semeadores, enfardadeiras ou mesmo tratores de plantio.


Os pneus agrícolas de implemento possuem bandas de rodagem com raias longitudinais. Por conta disso, há uma área maior de contato com o solo, facilitando as tarefas rurais.
Quanto à resistência, saiba que esse pneu pode ser usado nos mais variados tipos de terrenos e plantios, atingindo toda a gama de maquinários de implemento.

Pneu agrícola de elevada flutuação


Se sua lavoura tem raízes sensíveis, que costumam se deteriorar com o tráfego das máquinas, saiba que um dos principais tipos de pneus agrícola, o pneu de elevada flutuação, é ideal para esse cenário!
Esse modelo foi desenvolvido para oferecer uma tração que não causa a compactação do solo. Assim, ao passar com a máquina por uma plantação, o peso do trator não machuca as raízes.


Entretanto, é bom estar atento à alguns detalhes sobre o uso desse pneu. De tempos em tempos, é preciso retirar a terra que se acumula nos sulcos do pneu, para garantir uma melhor tração.
Além disso, em altas velocidades esse pneu precisa de mais carga, para que a direção seja segura e tenha bom contato com o solo.

Pneu florestal


Por fim, há ainda um quinto modelo entre os principais tipos de pneus agrícolas, o pneu florestal. Ele foi criado com base nas necessidades do trabalho na floresta ou na mata.
Sua principal matéria-prima é a borracha e ele tem alta resistência contra cortes e rupturas, que são fáceis de acontecer em terrenos como as matas, com pedras, galhos e outros objetos no solo.
O uso do pneu florestal é bastante específico e, por isso, exige cuidados. Ainda que tenha grande durabilidade, ao colocar esse pneu em contato com o asfalto, a vida útil do modelo diminui.


Além disso, seus sulcos permitem a entrada e o acúmulo de lama na carcaça do pneu. Assim, é necessário remover a lama dos sulcos com uma certa frequência, para ter maior qualidade na direção.
Como escolher e comprar um pneu agrícola
Apesar de existirem grande fabricantes de pneus no mercado, nem todas contam com produtos com foco no segmento rural. Isso também impacta nas revendas, que muitas vezes não possuem os modelos adequados para oferecer.

Mas saiba que todos esses tipos de pneus rurais estão presentes em lojas especializadas, como a GF Pneus. Encontre pneus agrícolas na GF Pneus, com uma equipe que te ajuda a escolher o modelo ideal.


Para facilitar a sua escolha, é importante ter em mente o uso que você terá com esse pneu: se ele será utilizado em plantações sensíveis, em implemento, em área florestal ou mesmo nas máquinas e tratores de produção tradicional.
Com essas informações, fica mais simples escolher um pneu capaz de entregar alta durabilidade e o melhor desempenho para a sua lavoura.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a GF Pneus para conversar sobre como sua plantação pode ser beneficiada com a escolha dos pneus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *