Quem trabalha no agronegócio sabe o quanto os equipamentos são fundamentais. Mas existem alguns cuidados importantes na gestão de máquinas agrícolas que nem todo mundo conhece.

Muitas vezes, esses cuidados são simples atitudes de controle e prevenção, para que a máquina tenha uma vida longa útil, com o máximo de desempenho.

E como todo equipamento vital para a realização de uma atividade, vale a pena dedicar algumas horas do seu mês para cuidar da gestão de máquinas.

A seguir, conheça 7 cuidados importantes na gestão de máquinas agrícolas e como você pode atuar para garantir uma performance adequada.

1- Controle das máquinas

Pode parecer uma dica “básica”, mas você sabia que nem todo mundo faz um controle real das máquinas e equipamentos que possui?

São vários os agricultores que não sabem qual foi a última vez que uma máquina passou por manutenção ou, ainda pior, não tem noção de quantos equipamentos estão em uso no momento.

Por isso, o primeiro entre os cuidados importantes na gestão de máquinas agrícolas é elaborar uma planilha de controle.

Nessa planilha, insira os dados de todas as máquinas: da identificação do equipamento a datas de trocas e manutenções.

2- Faça manutenções preventivas

No segmento agrícola, o trabalho é constante e, dificilmente, há tempo para deixar uma máquina “parada”.

Porém, é preciso que você programe momentos no ano para realizar manutenções preventivas. Isso vai garantir que sua máquina tenha bom desempenho e dure muito mais.

Nesse sentido, as manutenções preventivas devem incluir inspeções nos pneus, freios, fluídos, sistema elétrico, bateria e motor.

É importante que você não espere uma máquina parar de funcionar para fazer uma manutenção. Afinal, nessas situações, o equipamento pode estar bem danificado.

Use a planilha de controle da dica anterior para garantir que as manutenções serão feitas no prazo correto. Esse prazo costuma constar no manual do proprietário.

3- Substituição de peças

Como todo equipamento mecânico, com o tempo é natural que as engrenagens do engrenagens da máquina agrícola se desgastem.

Existem alguns sinais que indicam que uma peça está prejudicada, como a emissão de ruído, vibração, fumaça ou mesmo um odor.

Ao detectar algum desses indícios, é preciso fazer a substituição da peça. Nesses casos, é recomendável que você opte por peças originais.

Isso porque, peças originais costumam oferecer maior durabilidade e se encaixam perfeitamente à máquina agrícola.

Mas, se você preferir uma peça genérica, busque uma opção que tenha o mesmo padrão de qualidade que a máquina.
E não se esqueça de sempre registrar quando uma peça for trocada de um equipamento.

4- De olho nos pneus

Os pneus representam uma parte importante das máquinas agrícolas, mas nem sempre recebem a devida atenção.
Um dos cuidados importantes na gestão de máquinas agrícolas é ficar alerta aos pneus.

Nesse sentido, o cuidado começa com a escolha correta de pneus para a máquina. O manual do proprietário é um bom lugar para descobrir o tipo de pneu recomendado.

Além disso, é interessante fazer uma pesquisa sobre os principais tipos de pneus agrícolas, já que existem modelos específicos para cada necessidade do segmento.

Depois, é preciso fazer um controle do desgaste dos pneus. Anote na planilha a data de troca e observe como o pneu está sendo consumido.

Dessa forma, você vai saber quando é o momento de troca e evitar ter gastos extras com o maquinário por rodar com pneus que prejudicam o desempenho do motor.

5- Consumo de combustível

Um dos cuidados importantes na gestão de máquinas agrícolas é o controle do consumo de combustível.

Esse controle é essencial por dois motivos. O primeiro é o fator econômico, uma vez que o consumo de combustível pode demonstrar onde há mais investimento de dinheiro.

O segundo é o aspecto físico dos equipamentos. Muitas vezes, ao fazer a gestão de uma máquina agrícola, você vai perceber que um maior gasto de combustível tem relação com problemas mecânicos.

Dessa forma, ao realizar o controle, você consegue tanto buscar formas de economizar recursos, quanto descobrir falhas no maquinário.

6- Limpeza das máquinas

Diariamente, as máquinas agrícolas entram em contato com uma série de resíduos, desde partículas de pó até pedregulhos e lama.

O que nem todo mundo sabe, e que é um dos cuidados importantes na gestão de máquinas agrícolas, é que realizar a limpeza dos equipamentos é fundamental.

Quando os equipamentos de trabalho estão limpos, diminui-se o risco de pequenos componentes entrarem em contato com os sistemas elétricos ou mecânicos.

Consequentemente, sem nenhum empecilho para funcionar de forma adequada, o motor consegue oferecer seu rendimento máximo, prolongando ainda a vida útil.

Por isso, a dica é manter suas máquinas agrícolas sempre limpas. Programe no seu controle de frota um dia no mês para uma limpeza e se comprometa em fazer essa higienização.

7- Treinamento dos condutores

Por mais que você tome todos os cuidados anteriores, uma parte importante para a gestão de máquinas agrícolas está no treinamento dos condutores.

É muito comum que nem todos os usuários de um equipamento atuem com o mesmo cuidado. Porém, o rendimento da máquina está diretamente ligado ao modo que ela é utilizada.

Assim, se você faz a gestão de máquinas agrícolas, lembre-se de organizar treinamentos semestrais para os condutores.

É interessante também elaborar um treinamento para os recém-chegados ao agronegócio, para que você possa orientar qual é a forma correta e recomendada de condução do equipamento.

Gestão de máquinas agrícolas de alto desempenho

Cuidar das máquinas agrícolas é uma tarefa que exige tempo, dedicação e atenção.

Ainda assim, todo esse esforço é recompensado com os resultados no campo: máquinas agrícolas bem cuidadas têm melhor performance e aumentam sua vida útil.

E, como consequência, a gestão de máquinas agrícolas proporciona maiores rendimentos, ao unir o desempenho dos equipamentos com a economia de manutenções corretivas.

Assim, se você tem ou trabalha em um agronegócio, não deixe de fazer a gestão das máquinas agrícolas. Dos pneus à limpeza, tenha certeza de que esse cuidado trará bons frutos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *