Por mais que carros sejam projetados para enfrentar diversas adversidades em seu caminho, existem cuidados necessários para se ter com o carro em dias frios.

Afinal, se quando a temperatura fica mais baixa passamos a ter mais cuidado com nossa saúde, o mesmo pode ser feito com o seu veículo.

Existem detalhes que podem não parecer tão importantes durante o verão e a primavera, mas que durante o inverno podem ser indispensáveis para que seu carro continue funcionando bem.

Reunimos 5 dicas que podem te ajudar a proteger seu carro em dias frios. Confira!

5 cuidados que você deve ter com o carro em dias frios

Dica 1: Use a bateria com cautela

Durante o inverno, a bateria se esforça mais do que o normal para funcionar regularmente. Isto acontece porque o frio prejudica o funcionamento das reações químicas presentes na bateria, essenciais para gerar energia para o desempenho do carro.

Por isso, é muito provável que a bateria do carro em dias frios fique fraca e na pior das hipóteses, nem funcione bem.

Para evitar que isso ocorra, sempre marque avaliações periódicas em um mecânico de confiança para verificar o estado da bateria. Também não se recomenda usar luzes do farol e acessórios, como rádio e som, para economizar no uso da bateria.

Dica 2: Tenha cuidado com os pneus

Os pneus do carro em dias frios também podem ser prejudicados. As mudanças de temperatura podem alterar a pressão dos pneus, por isso, recomenda-se sempre manter a calibragem dos pneus de acordo com o indicado pelo fabricante.

Como o frio reduz a pressão do ar dentro dos pneus, a calibragem é essencial para evitar o desgaste ou o consumo maior do veículo devido ao aumento de atrito com o solo.

Vale lembrar que também é necessário sempre manter o pneu de estepe calibrado.

Outro ponto importante sobre os pneus está na sua limpeza. Pneus sujos estão mais propensos a ter menos aderência ao solo, o que pode ser muito perigoso em locais frios. Procure sempre manter o pneu do seu carro livre de resíduos.

Dica 3: Verifique seu aquecedor

No inverno, principalmente em regiões frias do país, quando as temperaturas despencam é a hora de ligar o aquecedor do veículo.

Entretanto, muitas pessoas esquecem de realizar periodicamente a limpeza do ar-condicionado e do aquecedor. Internamente, esses sistemas de ar podem proliferar bactérias e até mesmo parar de funcionar sem a limpeza e uso correto.

A junção da falta de uso regular do aquecedor, pode causar rachaduras nas mangueiras, e borrachas, assim como vazamentos nos vedadores. É ideal trocar o filtro frequentemente para evitar o acúmulo de bactérias e poeira, prejudiciais à saúde dos passageiros.

Dica 4: Palhetas e para-brisas

As palhetas são utilizadas para limpar o para-brisa. Seu material de borracha está mais propenso a ressecar e rachar durante o período de temperaturas mais baixas.

Com as palhetas danificadas, não é possível fazer a limpeza correta do para-brisas, o que gera riscos ao vidro do veículo e pode seriamente comprometer a visão do motorista.

O ideal para o carro em dias frios é sempre verificar a composição da borracha das palhetas, assim como notar se o para-brisa faz muito barulho, vibra o vidro ou se não tem mais conseguido realizar a limpeza correta.

Uma outra dica também é sempre manter o reservatório de água cheio para ajudar na limpeza em situações urgentes para a visibilidade do motorista.

Dica 5: Tenha atenção com as luzes

Outro ponto muito importante para os cuidados do carro em dias frios está na boa visibilidade do motorista.

Como no inverno é comum que tenham dias com chuvas fortes ou com o aparecimento de neblinas, é fundamental que o motorista possa ter uma visão limpa do que está bem à frente ou atrás do veículo.

Por isso, certifique-se de que as luzes dianteiras e traseiras estejam funcionando corretamente.

Agora que você acabou de conferir algumas das principais dicas sobre cuidados com o carro em dias frios, procure sempre estar atento às mudanças de temperatura! Pode não parecer, mas a simples mudança de estação pode trazer prejuízos ao seu veículo e a você.

Também não deixe de realizar a manutenção regular de seu carro para preservar um bom funcionamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + quatro =