5 dicas para melhorar o desempenho do caminhão

Com o passar do tempo e o uso na estrada, é comum que um veículo comece a apresentar um rendimento menor ou problemas mecânicos. Porém, existem algumas dicas para melhorar o desempenho do caminhão que fazem toda a diferença na durabilidade da máquina.

Essas dicas são interessantes porque, além de serem bem simples e práticas de encaixar no dia a dia, permitem que o caminhão tenha os melhores recursos para funcionar.

E quando tudo está trabalhando adequadamente, o desempenho melhora, evitando gastos necessários e sustos no orçamento com imprevistos.

Quer saber como melhorar o desempenho do seu caminhão? Confira essas 5 dicas!

Dica 1: manutenção periódica

Com a correria do dia a dia e as demandas de entregas, é muito comum que um caminhão rode por meses sem fazer uma parada na oficina mecânica.

O problema é que, muitas vezes, essa falta de manutenção desencadeia uma série de desgastes irregulares nas peças, provocando falhas maiores a longo prazo.

Por isso, a primeira dica é fazer a manutenção periódica do veículo. Cada caminhão tem seu próprio tempo recomendado para ir para uma oficina, que costuma ser informado pela fabricante através do manual do proprietário.

Ao respeitar as manutenções periódicas, que têm como objetivo prevenir falhas maiores, você consegue se assegurar de que o motor está funcionando corretamente, algo que também impacta no bolso – manutenção preventiva costuma custar menos do que a corretiva.

Dica 2: cuidados com os pneus

Muita gente não sabe, mas a qualidade dos pneus afeta diretamente o desempenho de um veículo, especialmente de um caminhão.

Por isso, é essencial tomar alguns cuidados com os pneus, desde o momento da compra até o uso nas rodovias.

Para começar, é sempre recomendável que você busque uma loja de pneus especializada no assunto para fazer as trocas. Lojas como a GF Pneus contam com uma equipe de profissionais que conseguem analisar e assegurar que os pneus escolhidos são bons de verdade.

Também é interessante optar por pneus novos no momento da compra. Pneus do tipo remold representa um risco para a sua segurança e para os outros condutores.

Outros cuidados que você precisa ter com os pneus é fazer a calibragem periódica, normalmente a cada 14 dias, com os pneus ainda frios.

Vale também ficar de olho na profundidade dos sulcos que se encontram na banda de rodagem. Você pode se basear no indicador TWI, que ajuda a medir o desgaste. Quando os sulcos chegam nesse nível, significa que é hora de aposentar o pneu.

Dica 3: alinhamento, balanceamento e rodízio

Se o caminhão está em uso constante, certamente ele enfrenta todos os tipos de estradas – de boas rodovias a ruas com grandes buracos.

E além de as estradas ruins prejudicarem os pneus em si, elas também afetam o alinhamento e o balanceamento do veículo.

Assim, uma das dicas para melhorar o desempenho do caminhão é fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km. Vale também fazer um rodízio nesses marcos de tempo, já que os pneus podem se desgastar irregularmente e o rodízio ajuda a “compensar”.

O alinhamento, balanceamento e rodízio melhoram o desempenho pois, quando estão fora do padrão adequado, exigem mais apoio do motor nas operações, forçando outras peças. Na prática, um caminhão desalinhado e desbalanceado tem uma performance pior.

Dica 4: sem excesso de carga

Mais uma ação que impacta no desempenho e na durabilidade de um caminhão é se certificar de que o veículo nunca carrega mais peso do que deveria.

Apesar de o caminhão ser uma máquina criada para suportar quilos e mais quilos de carga, existe um limite que precisa ser respeitado. Caso contrário, itens como a suspensão e os eixos terão prejuízos.

O ideal é sempre manter a carga do caminhão dentro do estipulado no manual do proprietário do veículo. Além disso, lembre-se que o ideal é carregar o caminhão de trás para frente, algo que ajuda na distribuição do peso.

Dica 5: peças de qualidade

Por mais que você siga dicas para melhorar o desempenho do caminhão, como toda máquina, o tempo e o uso provocam desgastes nas peças, que precisam ser trocadas.

Na hora de fazer uma substituição, opte sempre por peças de qualidade, que sejam fabricadas por empresas reconhecidas no mercado.

Preferencialmente, evite colocar peças usadas no seu caminhão. Afinal, uma peça usada tem seu próprio histórico, e pode impactar no veículo.

Ao preferir peças de qualidade, você garante que seu veículo tenha as melhores condições para funcionar.

Caminhão rodando bem

Como você viu, as dicas para melhorar o desempenho do caminhão são bem simples. São práticas que podem ser realizadas com alguma frequência, e que fazem toda a diferença para a vida útil do veículo.

Ao seguir essas dicas e tomar medidas de cuidado com o seu caminhão, você garante que o veículo vai funcionar da maneira adequada, com bom rendimento e segurança.

E assim, você conseguirá manter seu caminhão rodando bem, com total tranquilidade.