Produtores rurais costumam ter no trator um grande aliado para diferentes tarefas do campo. E para que um trator funcione bem, é preciso que os pneus estejam em dia.

Mas você sabe identificar se está na hora de trocar os pneus do trator?

Essa costuma ser uma atividade complexa para muita gente. Afinal, encontrar informações sobre tratores é mais difícil do que obter dados sobre pneus de carro e de moto.

Para não errar e saber se está na hora de trocar os pneus do trator, selecionamos alguns itens que você pode verificar, que vão te dar mais segurança para fazer a troca no momento correto!

A vida útil do pneu

Vida útil é o nome dado à indicação de durabilidade de um produto. No caso dos pneus, saber a vida útil é importante para determinar se o item está dentro do período de uso recomendado pela fabricante.

Entretanto, quando falamos de pneus do trator, esse dado nem sempre é divulgado pelas empresas que fabricam o produto.

Isso acontece porque o rendimento de um pneu de trator varia de acordo com muitos fatores, como a carga da máquina ou o tipo de solo que o produto tem contato.

Em geral, esses pneus possuem vida útil de cinco mil horas para modelos convencionais, e nove mil horas para radiais.

Ou seja, a primeira forma de saber se está na hora de trocar os pneus do trator é conferindo o quanto a máquina já trabalhou. Se passar dessa média de tempo, é bom pensar na troca.

Sentindo o trator

Outra maneira de saber sobre o momento de trocar os pneus de um trator é sentir como a máquina está realizando as atividades.

Quem dirige a mesma máquina com alguma frequência, consegue sentir o funcionamento padrão do trator. Isso vai desde barulhos produzidos, até a resposta dos pneus a partir de determinados comandos.

Ao usar o trator e sentir a falta da tração, como quando a máquina desliza com mais frequência ou apresenta uma certa dificuldade para realizar manobras, você tem sinais de que está chegando a hora de trocar os pneus.

Isso porque, com um pneu novo e com os sulcos bem estruturados, esse tipo de comportamento da máquina é bem raro. Já com um pneu velho e gasto, a tração é dificultada e você tem o sinal que precisa para fazer a troca.

Uma avaliação visual

Uma dica para saber se está na hora de trocar os pneus do trator é realizar uma avaliação visual, preferencialmente a cada mês.

O principal ponto que você deve observar nessas avaliações é a qualidade dos sulcos do pneu – também conhecidos como garras.

Para que a avaliação visual seja bem feita, é importante que os pneus estejam limpos e que você utilize uma régua. Com essa ferramenta, você será capaz de medir a altura dos sulcos, o que ajuda a avaliar o desgaste.

Tenha em mente que, a partir do momento que há um desgaste superior a 25% nos sulcos (comparando com o tamanho original, de um pneu novo), é interessante programar para fazer a troca ou se preparar para possíveis falhas.

A avaliação visual também deve incluir uma verificação do aspecto geral do pneu. Confira, com calma, se há a presença de furos, bolhas ou qualquer diferença na estrutura do pneu. Se houver, a troca ou o conserto também devem ser feitas.

Controle da frota

Por fim, uma forma segura de saber se está na hora de trocar os pneus do trator é fazer o controle da frota.

Aqui, não é preciso de nenhum sistema muito moderno. Uma planilha ou mesmo um caderno já servem para anotar algumas informações importantes.

Por exemplo, você pode anotar a data da troca dos pneus, identificando ainda a quilometragem do momento. Com o passar do tempo, você pode adicionar outras informações, como quantas horas foram trabalhadas por semana com o trator.

O controle de frota também pode contar com dados da altura dos sulcos da banda de rodagem. Isso vai ajudar a fazer a avaliação visual, citada na dica anterior.

Fazer esse mapeamento da frota é de grande ajuda para definir o melhor momento para trocar de pneus.

Sempre atento aos pneus

A melhor forma de garantir que os pneus do trator tenham uma vida útil adequada e que sejam trocados no prazo certo é manter a atenção aos itens.

Seguindo as dicas, você tem tudo o que precisa para te ajudar a controlar o desgaste dos pneus, que permite descobrir e até se planejar para uma troca.

Assim, com pneus sempre em dia, sua produção no campo se torna mais proveitosa, segura e econômica. Bons motivos para cuidar dos pneus, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *