Todo pneu é desenvolvido para atender a um tipo de veículo e uma situação – e não seria diferente com o pneu OTR.

Esse modelo de pneu é pensado para o uso em grandes maquinários, que podem atuar especialmente em ambientes acidentados, seja em uma obra ou em áreas florestais.

Entender mais sobre pneus OTR é essencial para escolher o melhor para sua máquina, garantindo mais rentabilidade e segurança.

A seguir, descubra todas as informações sobre os pneus OTR, com 3 dicas práticas para fazer uma escolha certeira!

O que são pneus OTR?

OTR é a sigla em inglês para Off The Road, “Fora de estrada” em português. Essa sigla já diz muito sobre o objetivo do pneu: o uso em ambientes que não possuem a mesma estrutura de uma estrada pavimentada.

Na prática, significa que os pneus OTR são projetados pelas fabricantes com o foco em veículos que passam frequentemente por ambientes acidentados, como canteiros de obra ou produções rurais.

Sua estrutura reforçada, além de permitir a circulação nesses ambientes específicos, possibilita dar suporte para uma enorme quantidade de peso. Afinal, somente os maquinários, sem cargas, são bastante pesados.

Para ter uma ideia da capacidade do pneu OTR, saiba que muitos deles conseguem suportar até 100 mil quilos! E, a nível de comparação, um pneu de carro geralmente suporta cerca de 1400 kg.

Os tipos de pneu OTR

Assim como pneus de carro ou caminhão, os pneus OTR também são divididos em dois grandes grupos: os diagonais e os radiais.

Nos pneus diagonais, temos uma estrutura feita com lonas de nylon que são sobrepostas. A ideia aqui é criar uma camada bem grossa e pouco flexível, o que vai dar mais resistência ao produto.

Os pneus diagonais OTR conseguem carregar cargas mais pesadas. Porém, esses pneus também contam com estabilidade reduzida e costumam ter um desgaste mais rápido.

Já os pneus radiais possuem uma construção diferente, o que faz com que a banda de rodagem e o flanco do pneu sejam mais flexíveis e funcionem de modo independente.

Normalmente, esses pneus são mais duráveis e provocam menos danos ao equipamento, já que conseguem absorver impactos com facilidade. Entretanto, também apresentam um maior consumo de combustível.

Uso dos pneus

Um pneu OTR pode ser utilizado em diferentes cenários. E é justamente por isso que entender mais sobre pneus OTR e saber como escolher o melhor para a sua máquina é tão importante.

Esse tipo de pneu pode ser usado na movimentação de terras, em obras rodoviárias, ambientes florestais, campos de mineração, transporte de mercadorias, construção civil, entre outros cenários.

Cada um desses ambientes apresenta características únicas, que vão impactar na escolha do pneu OTR ideal. Isso porque, do campo de obra para a mineração, existem diferentes exigências de trabalho a serem atingidas.

E uma informação que pode ser essencial para essa escolha está nos códigos dos pneus OTR.

Leitura dos códigos OTR

Todo pneu, seja OTR ou para um veículo tradicional, apresenta em sua lateral um código diferente. Saber “ler” esse código ajuda a fazer uma escolha certeira no momento da compra.

No caso do pneu OTR, o código na lateral do produto identifica a finalidade do pneu e o tipo de máquina adequada para o uso.

Existem 4 letras (C, E, G e L) com diferentes significados nos pneus OTR, seguidas de números, que dão uma indicação específica para o consumidor.

Para te ajudar no entendimento dos códigos, basta conferir nossa tabela a seguir:

Código – CCompactor Roler: significa que o pneu é destinado à Máquinas Compactadoras
C1Pneu sem padrão específico
Código – EEarthmoving: desenvolvido para Máquinas de Terraplanagem
E2Reforço na tração
E3Ideal para rocha, padrão normal
E4Também para rocha, com padrão profundo
E7Adequado para flotação
Código – GGrader: para Máquinas Niveladoras
G2Reforço na tração
G3Ideal para rocha, padrão normal
G4Também para rocha, com padrão profundo
G5Para rocha, padrão extra profundo
Código – LLoader/Dozer: uso em Máquinas Carregadeiras
L2Reforço na tração
L3Ideal para rocha, padrão normal
L4Também para rocha, com padrão profundo
L5Para rocha, padrão extra profundo
L3SSem padrão específico
L4SPara piso grosso, sem padrão
L5Para piso extra grosso, sem padrão

Escolhendo o pneu ideal

A partir do momento que você entende mais sobre pneus OTR, consegue escolher o melhor modelo para a sua máquina com mais facilidade.

Mas antes de começar a pesquisar sobre pneus OTR para comprar, busque informações sobre a máquina que vai utilizar o produto.

Entenda qual é o tamanho adequado de pneu para a máquina, em qual ambiente será utilizado, qual a velocidade média e o nível de dificuldade do terreno.

Todos esses dados vão ajudar a encontrar o modelo de pneu OTR ideal para atender as exigências.

Caso você ainda tenha dúvidas, é sempre interessante contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. A GF Pneus conta com profissionais que podem te ajudar na escolha!

Assim, com todas as informações e o apoio de uma equipe treinada, vai ser fácil escolher um pneu com o máximo de rendimento, de acordo com as suas necessidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *