Basta colocar o veículo em movimento para que o barulho comece: reconheceu essa cena? Se a resposta for sim, é possível que você esteja convivendo com ruído nos pneus.

Os ruídos emitidos pelos pneus podem acontecer em diferentes momentos, por diferentes motivos. Entretanto, é preciso estar atento, uma vez que esses barulhos podem ser um claro sinal de que é preciso verificar o veículo.

Infelizmente, quando se trata de ruído nos pneus, não há somente um motivo relacionado. De falhas na estrutura a problemas nos rolamentos, esses sons podem indicar complicações variadas.

Mas para te ajudar com os ruídos nos pneus, separamos as principais razões para o cenário. Entenda qual pode ser a causa e o que fazer a respeito!

Causa 1: Pneus carecas e sem sulcos

Um dos principais motivos para que existam ruídos nos pneus é o desgaste excessivo da banda de rodagem, ou seja, quando os pneus estão carecas e sem sulcos.

Quando os pneus estão extremamente gastos, não há a quantidade de borracha adequada para o contato com o solo e o escoamento da água da chuva.

Como resultado, os pneus ficam deformados, mais finos e instáveis. Essas características fazem com que o pneu faça ruídos – e é um importante sinal de que a troca precisa ser feita o quanto antes!

Causa 2: Sistema de suspensão com falhas

Um veículo é composto de vários sistemas, sendo o sistema de suspensão um deles. Ele é o responsável por absorver os impactos ao passar por uma via, o que faz com que, com o tempo, as peças sofram desgaste.

Pensando nisso, os ruídos nos pneus podem ser provocados pela suspensão do carro, especialmente quando esse sistema não estiver em condições adequadas.

Se a falha for na suspensão, os ruídos vão surgir sempre que você passar por lombadas, trechos irregulares ou mesmo buracos. E aí, você já tem um sinal de que deve levar seu veículo até uma oficina mecânica.

Causa 3: Pneus diferentes em uso

Ninguém quer que aconteça, mas a verdade é que todo condutor pode passar pela situação de precisar trocar o pneu na estrada.

Nesses casos de pneu furado e troca do original pelo estepe, é comum que um ruído se apresente no veículo. Isso acontece porque o estepe costuma ser menor do que os pneus em uso no carro.

Por isso, o ideal é que o estepe seja utilizado somente por, no máximo, 80 km. Mais do que isso, seu carro pode sofrer danos maiores.

Essa mesma lógica se aplica ao comprar os pneus: opte sempre por modelos do mesmo tipo e tamanho. Caso contrário, a longo prazo, o motor do seu carro pode sofrer com vários danos.

Causa 4: Pastilhas de freio

Ao frear o carro, o veículo apresenta um ruído, como se fosse um assobio? Nesse caso, saiba que o som vindo dos pneus pode ter relação direta com as pastilhas de freio.

Conforme você usa um veículo, sempre que aciona o freio, gasta um pouquinho da pastilha. Se ela ficar desgastada demais, além do barulho, vai representar um risco considerável para a sua segurança na estrada.

A solução, neste caso, é trocar as pastilhas com um profissional qualificado. Assim, tanto o barulho quanto a insegurança deixam de existir.

Causa 5: Carro desalinhado e desbalanceado

Você sabia que um carro desalinhado ou desbalanceado também faz com que haja ruído nos pneus?

Isso acontece porque, quando o veículo não está alinhado, toda a carga do carro recai sobre um único ponto, sobrecarregando uma roda.

Nos casos de desbalanceamento, a rotação irregular das rodas faz com que o carro sofra com mais vibrações, fazendo com que os ruídos nos pneus surjam.

Não é à toa que manter o carro bem alinhado e balanceado é fundamental! Aproveite para ler um artigo completo sobre como saber a hora certa de alinhar e balancear seu carro.

O que fazer quando um ruído aparece?

Quando um ruído aparece no veículo, normalmente é um sinal de que algum componente do carro precisa da sua atenção.

Nesses casos, o ideal é sempre contar com a opinião de um profissional, seja em uma oficina mecânica ou em uma loja especializada em pneus, como a GF.

O mais importante é nunca deixar o ruído permanecer por muito tempo. Quanto mais você demorar a levar o veículo a um profissional, maior o risco de rodar com o seu carro.

Assim, com algumas possibilidades de causas para os ruídos dos pneus, não deixe de contar com auxílio para poder voltar a usar o seu carro com o máximo de tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *