Quem nunca soube de ofertas sobre a compra de pneus usados e quase adquiriu um na hora somente pelo preço atrativo? Apesar da oferta chamativa, antes de se precipitar e levar o produto para casa é preciso conhecer os riscos de comprar pneu usado.

Quando se tem um automóvel em casa, torna-se fundamental realizar constantemente a sua manutenção. Afinal, a manutenção de veículo feita regularmente, traz segurança para o motorista e para terceiros, além de aumentar a durabilidade do veículo.

Por isso, antes de adquirir qualquer peça usada para seu veículo, é necessário também conhecer se existem riscos ao reutilizá-la. No caso dos pneus, o ideal é realizar a manutenção preventiva do pneu constantemente, sempre fazendo a troca por um modelo novo, que se adeque às medidas originais do produto. 

E para te dar mais detalhes sobre esse tipo de compra, não deixe de conferir nossa lista com os riscos de comprar pneu usado!

1. Risco ao dirigir

Se a manutenção constante do veículo garante a segurança de sua circulação no trânsito, o mesmo vale para a utilização de pneus que estejam em bom estado.

Dirigir com um pneu usado pode trazer riscos enormes à segurança de todos. Como não se pode saber ao certo até que ponto um pneu usado realmente aparenta estar em boas condições, circular com um veículo neste estado se assemelha a andar com um alerta vermelho o tempo todo.

Pneus usados podem esconder problemas invisíveis, como rachaduras internas ou remendos que não apareçam na banda de rodagem do pneu – sua parte externa. A situação piora quando verificamos que os pneus são uma das partes mais importantes de um veículo, conferindo estabilidade e segurança ao condutor.

Sem essa estabilidade, alguns dos maiores riscos ao usar pneus usados no trânsito são as chances de derrapagem, estouro do pneu e aquaplanagem (perda de controle do veículo ao passar por um trecho com água).

2. Crime de trânsito

Poucas pessoas sabem, mas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) existe o Artigo 230, que prevê como grave infração de trânsito a condução de um veículo em mau estado de conservação.

No inciso XVIII deste artigo, o uso de um pneu em más condições é considerado como ter seu carro em mau estado de conservação. Assim, mais riscos de comprar pneus usados também podem causar transgressões ao Código de Trânsito Brasileiro.

Ao ser parado por um agente de trânsito com pneus danificados, a penalidade é de uma multa no valor de R$ 195,23 e de cinco pontos na carteira. Além de ter seu veículo retido para regularização, ou seja, ele ficará parado no local de abordagem até que a solução para a irregularidade seja feita.

3. Aumento no consumo de combustível

Outro ponto negativo de rodar com pneus usados é enfrentar o possível aumento no consumo de combustível. No geral, trafegar com pneus usados pode ter consequências em todo desempenho do veículo, e isso não seria diferente com o abastecimento.

No consumo de combustível, pneus desgastados tendem a precisar que o carro exerça um esforço maior em seu movimento. Isso acontece devido às más condições que a banda de rodagem do pneu pode ter.

Muitas vezes, por causa de rachaduras na banda de rodagem, os proprietários dos veículos calibram os pneus usados com uma menor pressão. Essa prática faz com que os pneus esvaziem mais rapidamente, resultando no acréscimo da resistência do pneu com o atrito advindo da pista.

O aumento dessa resistência causa um maior consumo de combustível, exigindo que o veículo queime mais combustível para realizar a tração necessária em seu movimento.

Aposte em produtos de qualidade

Como você viu, existem motivos consideráveis para não comprar pneus usados. A verdade é que fazer uma aquisição de um pneu usado apenas pelas aparentes vantagens econômicas não vale a pena. Os riscos de comprar pneus usados são grandes e mais fatais.

Os gastos a longo prazo (com os reparos, desgaste causado ao desempenho do veículo ou com a possível quitação de uma multa de trânsito) pesam mais no bolso do que a “economia” na hora da compra. Ou seja, os pneus usados possuem um custo-benefício muito baixo. 

Para evitar esses riscos danosos, a melhor escolha é comprar pneus de qualidade, providos por empresas de credibilidade e qualidade garantida no mercado – como a GF Pneus já faz há anos.

Não deixe de ficar atento na escolha do melhor pneu para o seu veículo e garantir a segurança ao rodar nas estradas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 19 =