O caminhão é uma ferramenta de trabalho para milhares de pessoas. Ter essa ferramenta bem ajustada é fundamental para obter o máximo aproveitamento do veículo, e isso inclui a qualidade dos pneus. Entenda a importância do rodízio de pneus de caminhão a seguir!


Por que é importante fazer rodízio de pneus de caminhão?

Para todos os veículos, os pneus são os pontos de contato com o solo, que permitem que o motorista tenha mais segurança na direção.

Porém, para um caminhão, os pneus são ainda mais importantes: são eles que ajudam na distribuição da carga carregada, e é justamente por isso que situações de desgaste irregular são comuns.
Basta pensar que o peso carregado pelo caminhão não é igual em todos os pontos. A parte do motor tem um peso, que é diferente da caçamba carregada ou descarregada. Assim, naturalmente, os pneus sofrem com desgastes desiguais.

O grande problema de ter um desgaste irregular nos pneus está nas consequências que a situação traz. Você pode ter, por exemplo, prejuízo financeiro por não pensar na durabilidade do pneu a longo prazo.
Além disso, multas e até acidentes podem acontecer graças aos pneus desgastados. Dados de 2017, divulgados pelo Atlas da Acidentalidade do Transporte, apontam que mais de 24 mil acidentes com caminhões aconteceram naquele ano.

Sem dúvidas, muitos desses acidentes tiveram relação com pneus que não estavam na sua melhor performance, seja por gasto excessivo ou por desgaste irregular.

Para evitar riscos e aumentar a durabilidade dos pneus, a dica é fazer rodízio de pneus de caminhão. Essa orientação vale até mesmo para quem trocou o jogo completo, uma vez que temos o fator desgaste irregular envolvido.

Ao fazer rodízio de pneus de caminhão você ganha ainda em economia, já que ao mudar a posição dos pneus, consegue garantir uns quilômetros extras antes de fazer uma troca completa, nivelando os pneus.

Como funciona o rodízio de pneus?

Se você comprou um caminhão ou começou a trabalhar na área de transporte, mas nunca fez um rodízio, pode ter dúvidas de como esse processo funciona – mas saiba que é bem simples.

Tudo o que o caminhoneiro precisa fazer é ir à uma loja especializada em pneus ou em uma borracharia, para que profissionais com ferramentas adequadas façam a troca.

Em muitos casos, quando você for colocar pneus novos no seu caminhão, vai aproveitar para fazer o rodízio ao mesmo tempo.

Lojas especializadas no segmento, como a GF Pneus, podem analisar se os pneus do seu caminhão estão em condições adequadas ou precisam de um rodízio.

Assim, em um ambiente adequado, com todos os EPIs para proteger os profissionais, é possível fazer o rodízio dos pneus que estão em uso para obter um gasto regular entre eles.

Fazendo o rodízio da forma correta

Existem alguns detalhes que você deve estar atento na hora de fazer o rodízio de pneus de caminhão.
O primeiro passo é entender que os pneus se desgastam por uma série de motivos, que vão da quilometragem rodada às condições meteorológicas da região.

Saiba ainda que a forma certa de fazer o rodízio depende da configuração do veículo. O modelo trucado, por exemplo, vai exigir uma troca de pneus diferente do traçado.

Mas como você pode saber se o rodízio está sendo feito do modo correto?

A resposta está no manual de proprietário do seu caminhão. A fabricante costuma declarar qual é a troca recomendada. Se você não tiver o manual, pode procurar uma loja especializada para buscar orientação.

Outra solução para casos em que não há certeza sobre a recomendação da fabricante, a dica é fazer o rodízio de pneus para caminhão com periodicidade de 10 mil quilômetros.

Em outras palavras, significa que sempre que seu caminhão alcançar mais 10 mil quilômetros, você deve levá-lo para uma loja de pneus ou uma borracharia, para fazer o rodízio e ainda analisar o alinhamento, suspensão e calibragem.

Assim, você consegue ter segurança para fazer as trocas no momento certo, garantindo uma maior vida útil para seus pneus.

Algumas dicas para o seu rodízio de pneus


Além de seguir as orientações e entender a importância do rodízio de pneus de caminhão, existem outras dicas que todo condutor precisa conhecer.

Afinal, mais do que um veículo, o caminhão é uma ferramenta de trabalho, e como tal, precisa estar em sua melhor performance para garantir que você consiga realizar as tarefas com segurança.

Veja mais algumas dicas sobre rodízio de pneus de caminhão:

  • Ainda que haja uma orientação geral sobre a realização de rodízio a cada 10.000 quilômetros, o ideal é conferir o manual do proprietário. Existem veículos que podem esperar um pouco mais pelo rodízio ou exigir uma troca antecipada.
  • Faça sempre rodízios de pneus de caminhão que sejam de um mesmo eixo, o que vai evitar que o caminhão fique desbalanceado ou desalinhado.
  • Os pneus de caminhão que passarão pelo rodízio devem ser do mesmo modelo, para garantir a segurança ao conduzir.
  • Os pneus do eixo dianteiro não podem ser recauchutados! Por isso, cuidado para não fazer uma troca que coloque esse tipo de pneu na frente do caminhão.
  • A maioria dos condutores optam pelo rodízio cruzado (dianteiro esquerdo vai para a traseira direita e vice-versa). Mas o ideal é conferir a recomendação da montadora.
  • Se o seu caminhão tiver mais eixos e rodas, faça também a troca dos pneus das rodas internas.
  • Lembre-se de adaptar as pressões de cada pneu depois que o rodízio for concluído.
  • Por fim, após o rodízio de pneus de caminhão ter sido concluído, faça o alinhamento e balanceamento, para que não haja instabilidade na condução.

Agora que você já conhece a importância do rodízio de pneus de caminhão e sabe mais sobre o assunto, temos uma pergunta: está na hora de fazer rodízio nos pneus do seu veículo? Ou é o momento de colocar pneus novos?


Encontre pneus de carga com o melhor custo-benefício na GF Pneus e ainda tenha o apoio de profissionais para fazer o rodízio, alinhamento e balanceamento.
Assim, você conquista o máximo de rendimento e performance para o seu veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × um =